Faturamento do setor de materiais de construção cresce 15,6%

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Faturamento do setor de materiais de construção cresce 15,6% no trimestre



18 de maio de 2021

O setor de materiais de construção tem apresentado números consistentes e crescimento no mercado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o faturamento deflacionado do setor produtivo aumentou 22,6% em março de 2021 quando em comparação ao mesmo período de 2020. Já que na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, houve aumento de 15,6% no faturamento.

O crescimento previsto para o setor para o ano de 2021 é de 4% de acordo com a Abramat. Entretanto, o que também aumentou significativamente além do faturamento, foi o preço dos materiais de construção. O INCC – Índice Nacional da Construção Civil medido pelo IBGE/FGV acumula alta de 3,35% até fevereiro de 2021 e de 13,22% no acumulado do último ano. A maior parcela de aumento de custos vem dos materiais de construção, que registram aumento de 22,18% em doze meses.

INCC – Materiais e Equipamentos

A princípio, o INCC – Materiais e Equipamentos, índice específico para medir a inflação nos materiais de construção, registrou alta de 25,05% no acumulado entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021. Ou seja, é a maior alta desde julho de 2003, quando o aumento foi de 25,34%.

Materiais de construção com aumento

Os materiais de construção que mais puxaram o aumento dos custos com materiais e equipamentos em fevereiro de 2021 de acordo com as medições do INCC foram:

  • vergalhões e arames de aço ao carbono (21,34%)
  • tubos e conexões de ferro e aço (11,56%)
  • tubos e conexões de PVC (7,39%)
  • tijolo/telha cerâmica (2,57%)
  • condutores elétricos (3,78%)

CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção)

De acordo com Ieda Vasconcelos, economista do Banco de dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), “Esses aumentos são prejudiciais às atividades da construção civil, pois nenhuma estatística projetava um incremento de preços tão expressivo, o que compromete o orçamento das obras. Da mesma forma é preciso ressaltar que, em função de critérios metodológicos, essas altas ainda não conseguem captar a total elevação nos preços dos insumos. Ou seja, os aumentos são ainda maiores do que os registrados, conforme relato de empresas da construção”.

A CBIC realizou pesquisas e preparou um documento entregue ao governo em setembro de 2020 indicando que houve abusos no aumento de preços de materiais de construção durante a pandemia. Quando foi registrado o maior aumento de custos desde a implantação do Plano Real.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o aumento nos preços foi uma combinação da falta de oferta de produtos para o mercado interno com uma escassez artificial criada pelas empresas. “Com a insegurança inicial gerada pela pandemia, em março, foi gerado um falso desabastecimento, que foi sendo aproveitado pelos fornecedores para recuperar preços. Se não houver um choque de oferta urgente, a memória inflacionária irá criar um caminho sem volta para a nossa economia”, disse Martins.

Cronograma de obras

Em 2021 segue preocupante a demora para a entrega de diversos insumos que pode chegar a 120 ou 130 dias. Prejudicando o andamento do cronograma de diversas obras. Para os comerciantes e varejistas que trabalham com vendas de materiais, a oportunidade de aumentar as vendas é agora.

A venda de materiais de construção está em alta não apenas pelo aquecimento do setor de construção de obras novas, mas também puxada pelas reformas. Ao mesmo tempo com a pandemia, muita gente passou mais tempo em casa realizando pequenas reformas há muito adiadas ou percebeu que precisava investir em maior conforto e praticidade na sua residência. O que trouxe aumentos na venda de pequenas quantidades de materiais para o consumidor final.

Assim sendo, uma grande tendência para diferenciar-se nas vendas de materiais de construção é oferecer atendimento personalizado. Com vendedores capazes de tirar as dúvidas do consumidor não acostumado a realizar esse tipo de compra. Também é importante oferecer opções de entrega e até mesmo pequenos serviços. Portanto, a compra online segue como uma forte tendência, o termo “material de construção” segue com alto interesse entre as buscas apontadas pelo Google Trends.

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