Descubra os benefícios do Financiamento Associativo na construção

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Descubra os benefícios do Financiamento Associativo na construção



01 de outubro de 2020

O modelo de Financiamento Associativo é uma das modalidades de conseguir recursos para realizar projetos e vendê-los ainda na planta e que diminui os custos para sua incorporadora. É importante que toda incorporadora entenda melhor esse conceito de financiamento e saiba como colocá-lo em prática. Se sua empresa é cliente do ERP UAU, saiba como fazer a automação do financiamento associativo dentro do sistema!

O que é Financiamento Associativo para construção

O Financiamento Associativo é um projeto de financiamento habitacional que disponibiliza os recursos do FGTS para que pessoas físicas possam comprar imóveis na planta. Essas pessoas físicas devem estar organizadas por meio de uma Entidade Organizadora (geralmente uma incorporadora) com a participação de uma Construtora para obter recursos junto ao banco.

Depois da aprovação dos projetos e dos cronogramas físico-financeiros junto à entidade bancária, e da venda de 30% das unidades de imóveis, os recursos são liberados aos poucos para que a construtora execute a obra, garantindo que não faltará dinheiro para o término do empreendimento.

Como funciona o Financiamento Associativo

Primeiramente a incorporadora precisa ter um projeto bem feito, com estudos de viabilidade, análises jurídicas e um cronograma físico-financeiro detalhado. Assim que obtiver a aprovação da execução do projeto junto ao banco, precisa ainda vender 30% do total de unidades do imóvel antes de começar a receber os recursos. Ou seja, a incorporadora deve conseguir vender um número mínimo de unidades para só então começar a executar a obra.

Cada cliente que compre uma das unidades do empreendimento tem sua possibilidade de financiamento analisada pelo correspondente do banco, descobrindo assim quanto deverá dar de entrada (o FGTS pode ser utilizado), quanto poderá financiar no banco e quanto poderá financiar junto à incorporadora.

O banco libera os recursos para a construtora conforme estipulado no cronograma físico-financeiro da obra e após medição do engenheiro da instituição financeira. A cada mês o cliente ainda deverá pagar uma taxa de juros de obra, uma quantia mensal baixa que incide sobre a porcentagem de execução da obra. Quanto mais a obra estiver perto do fim, maior será o juro de obra.

Quais são as vantagens para incorporadora 

A maior vantagem para a incorporadora é a garantia de que terá todos os recursos para execução da obra, pois o banco se compromete a ceder o dinheiro desde que a obra aconteça dentro do cronograma.

O seguro de vida para cada cliente é compulsório, ou seja, em caso de morte do contratante da dívida, ela será paga, o que evita transtornos.

As taxas de juros oferecidas aos clientes de crédito associativo estão entre as mais baixas do mercado, geralmente entre 5% e 8% ao ano.

Alguns dos custos com escrituração e registro são menores para a incorporadora, pois são calculados sobre uma fração do terreno.

Como desvantagem, há a necessidade de atingir o número mínimo de compradores antes de o crédito ser liberado. Isso pode atrasar as obras ou arrastar o tempo de pagamento da taxa de juros sobre evolução da obra.

Benefícios da tecnologia na gestão dos repasses do Financiamento Associativo  

Os detalhes da gestão de financiamento associativo são muitos, e a sua incorporadora pode se perder no meio de tantos processos e informações. Tecnologias como o ERP UAU facilitam o dia a dia do seu setor financeiro, automatizando as etapas e otimizando o trabalho do setor financeiro.

A gestão do juro de obra também pode gerar dores de cabeça para os gestores de incorporadoras. Quanto cobrar de cada cliente? Como evitar a inadimplência? Quanto desse valor está sendo arcado pela construtora/incorporadora? Com o ERP UAU você automatiza esses processos!

É possível também fazer conciliação bancária, emitir boletos, automatizar cobranças dos clientes da sua incorporadora, receber na hora, tudo com o ERP UAU. Assim você pode auditar suas contas em tempo real e com detalhes. Gerencie o contrato de compra e venda dos seus clientes com a ajuda da tecnologia!

Acompanhe em nosso Webinar como automatizar os processos do Financiamento Associativo dentro do ERP UAU:

Entre em contato e saiba mais sobre o financiamento associativo



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