e-Social: a importância da entrega na data específica – Globaltec

Área do Cliente

e-Social: a importância da entrega na data específica



10 de abril de 2018

eSocial: a importância da entrega na data específica

O eSocial integra o SPED e surgiu para simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

O eSocial já entrou em vigor. Cerca de 14 mil empregadores no país já devem entregar informações cadastrais, rubricas, sobre cargos e vínculos dos trabalhadores com a empresa (admissões, afastamentos e desligamentos).

O eSocial integra o Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED) e surgiu para simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Nessa primeira etapa de implantação, o sistema é voltado para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais.

No total, serão 5 fases de implantação que vão abarcar todas as empresas privadas do país, inclusive Microempreendedores Individuais que possuam empregados.

A obrigatoriedade total das entregas de informações trabalhistas está prevista para 16 de julho do ano que vem. Órgãos públicos também terão de usar o sistema a partir de 14 de janeiro de 2019.

O que é entregue por meio do eSocial?

Vários órgãos governamentais são envolvidos na operação do eSocial, como Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal. As informações prestadas por meio do sistema são as seguintes:

  • GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social);
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT);
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • LRE (Livro de Registro deEmpregados);
  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • CD (Comunicação de Dispensa);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais);
  • QHT (Quadro de Horário de Trabalho);
  • MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais);
  • GRF (Guia de Recolhimento do FGTS);
  • GPS (Guia da Previdência Social);
  • Folha de pagamento.

São 15 operações fundamentais para o controle fiscal e trabalhista das operações das empresas.

Quais os cuidados com o cadastro do eSocial?

Os processos do eSocial precisam caminhar com tranquilidade, para que não ocorram erros – principalmente nas empresas de construção civil, que geralmente contam com muitos empregados.

Uma das primeiras ações é fazer a qualificação cadastral dos funcionários, que consiste em checar as divergências que possam ocorrer entre o cadastro interno, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O acesso a tais informações pode ser feito por meio do certificado digital.

Descubra como preparar sua empresa para o e-Social

Uso de ferramentas digitais

O próprio SPED fornece um aplicativo para fazer a verificação. Já no ERP UAU da Globaltec, em seu módulo Folha de Pagamento, essas informações podem ser geradas e encaminhadas automaticamente.

Por meio desse módulo, aliás, é possível ter acesso a uma tela de cadastro de funcionários e a ficha de registro, onde são incluídas informações bem específicas sobre a atuação do funcionário na empresa (obras das quais participa, licenças, férias, dependentes, empréstimos, atestados, histórico de cargos, transferências etc).

O sistema UAU também permite cadastrar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), categoria do trabalhador, vínculo empregatício, grau de instrução, entre outras coisas.

Quais os impactos do eSocial na gestão das empresas?

Na construção civil, o eSocial é uma ótima solução para desburocratizar os processos fiscais e trabalhistas que envolvem os negócios. Entretanto, para ter sucesso no uso da plataforma, é preciso integrar de maneira eficiente o sistema ERP da sua empresa.

Na solução ERP da Globaltec, a integração do ERP UAU com o eSocial não tem custos, mas as empresas que não contam com um sistema automatizado para a gestão dos seus processos precisam buscar o quanto antes uma solução para cumprir de maneira eficiente com as obrigações do programa SPED e eSocial.

Uma das principais vantagens da integração dos sistemas é a possibilidade de controlar ainda mais os custos com folha de pagamento, o que repercute na otimização financeira do negócio, e também proporciona um aumento da produtividade por meio da redução da burocracia.

A importância de entregar os arquivos nas datas específicas

A entrega do eSocial nas datas específicas garante que sua empresa não sofra multas e outras penalidades. A sugestão é seguir o seguinte calendário:

Empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões em 2016

  • Janeiro de 2018 – Cadastro do empregador e tabelas
  • Março de 2018 – Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas
  • Maio de 2018 – Folha de Pagamento
  • Julho de 2018 – Substituição da GFIP
  • Janeiro de 2019 – Dados de segurança e saúde do trabalhador

Demais empresas

Para as demais empresas privadas (que incluem optantes pelo Simples, MEIs e pessoas físicas que possuam empregados), o calendário é o seguinte:

  • Julho de 2018 – cadastro do empregador e tabelas;
  • Setembro de 2018 – obrigatório enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com a empresa;
  • Novembro de 2018 – obrigatório o envio das folhas de pagamento;
  • Janeiro de 2019 – substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social) e compensação cruzada. Também será preciso enviar dados de segurança e saúde do trabalhador.

O que você achou deste conteúdo? Se você quiser se aprofundar no assunto do eSocial, clique aqui e baixe nosso ebook com todas as informações sobre o tema.



Noticias relacionadas

A importância do planejamento na construção civil

Conforme uma pesquisa feita pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a falta de planejamento é a...

Saiba mais!
Sua empresa realiza a Gestão de Programas Habitacionais?

Sua empresa realiza a gestão de Programas Habitacionais?

Para acessar os financiamentos governamentais, sua empresa deve desenvolver uma boa Gestão de Programas Habitacionais, saiba mais neste conteúdo.

Saiba mais!
Imposto de Renda 2017 entenda as mudancas para este ano

Imposto de Renda 2017: entenda as mudanças para este ano

A mudança de data deixou muitos gestores e contadores apreensivos com a falta de tempo, já que antes a...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos