Gerar processo de pagamento de impostos – Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Gerar processo de pagamento de impostos



Introdução

Permite gerar processos de pagamento após realizar as apurações de impostos do RET. A rotina realiza todas validações necessárias para gerar automaticamente o processo.

Acesso ao menu

Para ter acesso a geração de processo de pagamento siga os seguintes passos:

1. Execute o Módulo Fiscal
2. Clique no menu Fiscal
3. Clique no submenu Apuração de impostos

Processo de pagamento – RET

Na visão RET selecione os itens a serem gerados na aba detalhes do RET e clique no botão Pagamento.

detalhamento_RET

Assim todo o detalhamento selecionado para geração de pagamento na apuração RET será exibido na tela na área processos a gerar.

gerarprocimpostosRET

Processo de pagamento – PIS/COFINS

Na visão PIS/COFINS selecione os itens a serem gerados no grid principal das apurações de PIS/COFINS e clique no botão Pagamento.

Assim todo o detalhamento selecionado para geração de pagamento na apuração PIS/COFINS será exibido na tela na área processos a gerar.

Processo de pagamento – IRPJ/CSLL – Lucro presumido

Na visão IRPJ/CSLL – Lucr presumido, selecione os itens a serem gerados no grid principal das apurações de IRPJ/CSLL e clique no botão Pagamento.

Assim todo o detalhamento selecionado para geração de pagamento na apuração IRPJ/CSLL – Lucro presumido será exibido na tela na área processos a gerar.

Para os processos de pagamento de apurações de IRPJ/CSLL do tipo Lucro Presumido e Lucro Real Trimestral, o campo Quantidade de parcelas é exibido e permite que o usuário informe em quantas parcelas deseja pagar a apuração. E neste caso, os campos Controlar estoque e Acompanhar entrega não serão exibidos.

Processo parcelado

Caso possua diferença de arredondamento, o valor será somado na primeira parcela. As datas de vencimento das parcelas serão calculadas de acordo com a frequência de vencimento do código do imposto. A primeira parcela será gerada pela frequência de vencimento e as demais serão no mesmo dia nos meses subsequentes. Caso a data de vencimento calculada não exista no mês, será preenchida com o último dia do mês.

Exemplo 1:

  • Apuração: 06/2019
  • Frequência: Dia 20 do mês subsequente.
  • Parcelamento: 3 parcelas.
  • Vencimentos:
    • Parcela 1 – 20/07/2019
    • Parcela 2 – 20/08/2019
    • Parcela 3 – 20/09/2019

Exemplo 2:

  • Apuração: 01/2019
  • Frequência: Dia 30 do mês subsequente.
  • Parcelamento: 3 parcelas.
  • Vencimentos:
    • Parcela 1 – 28/02/2019
    • Parcela 2 – 30/03/2019
    • Parcela 3 – 30/04/2019

Se a opção Gerar guia de tributo – DARF estiver selecionada, será gerada uma guia para cada parcela gerada.

Processo de pagamento – Diferencial de alíquota ICMS

Na visão Dif. alíquota selecione os itens a serem gerados no grid principal das apurações de diferencial de alíquota e clique no botão Pagamento.

tabApuracaoDifICMS

Assim todo o detalhamento selecionado para geração de pagamento na apuração de diferencial de alíquota será exibido na tela na área processos a gerar.

frmApuracoDifICMS_pagamento

Processo de pagamento – IRPJ/CSLL – Lucro real

Na visão IRPJ/CSLL – Lucro real selecione os itens a serem gerados no grid principal das apurações de IRPJ/CSLL e clique no botão Pagamento.

Assim todo o detalhamento selecionado para geração de pagamento na apuração IRPJ/CSLL – Lucro real, será exibido na tela na área processos a gerar.

Gerando o processo de pagamento

No processo de pagamento é necessário algumas observações:

Banco: Banco de pagamento do processo.
Conta: Conta pagadora do processo.
Tipo de emissão: Tipo de emissão configurado no cadastro da obra ou selecionado.

Se a opção para gerar DARF estiver selecionada, então os campos Banco, Conta, Forma de pagto. e Tipo de pagto deverão ser preenchimentos. E para gerar DARF, o tipo de pagamento poderá ser Débito Eletrônico, Débito C/C ou Cheque Avulso.

A opção de pagamento por Débito eletrônico é permitida somente para os bancos que possuem o pagamento de DARF desenvolvido.

Cód. fornecedor: Fornecedor configurado no cadastro do código de imposto ou pode ser informado.
Frequência: Data que será gerado o processo de pagamento configurado no cadastro do código de imposto ou informado.
Cat. mov.: Categoria da movimentação financeira configurada no cadastro do código de imposto ou informada.
Forma pagto.: Forma de pagamento configurado no cadastro da obra ou selecionada.
Tipo de pagto.: Tipo de pagamento configurado no cadastro da obra ou selecionado.
Favorecido: Favorecido do processo.

Grid de insumos selecionados: Exibe os insumos configurados no cadastro de impostos (0-Geral, somente um insumo configurado; caso contrário deverão ser mostrados os outros insumos que formam o RET (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL). Deve-se verificar também no cadastro de alíquotas se os campos estão preenchidos corretamente.

Botão insumo planejado: Exibe tela dos insumos planejados.

Grid insumos a vincular: Exibe os insumos que foram cadastrados no planejamento da obra para realizar o vinculo com os insumos selecionados. Em alguns processos devem ser informadas as obras.

Botão criar documento fiscal para os processos gerados: cria documento fiscal para todos processos e habilita o botão para selecionar a espécie.

Botão gerar guia de tribuito – DARF: cria o DARF para todos os processos e habilita o botão contribuinte.

Após finalizado todos os detalhamentos para a geração dos processos de pagamento clique no botão Gerar para iniciar as validações e finalizar o processo.

O botão Buscar plan. solicita que o sistema busque no banco de dados se houve algum processo gerado com as mesmas informações e faça o detalhamento automaticamente associando os insumos e outras configurações.


Esse artigo foi útil?