Carteira de clientes na construção civil: 4 sinais que exigem atenção

Área do Cliente

Carteira de clientes na construção civil: 4 sinais que exigem atenção



22 de junho de 2017

Carteira de clientes na construção civil: 4 sinais que exigem atenção
Fazer a gestão da carteira de clientes de uma empresa da construção civil ou imobiliária não é um processo fácil. Há diversas situações que podem gerar problemas de eficiência quando não se sabe categorizar esses clientes e aproveitar as particularidades de cada um para o aumento das vendas ou prevenção de prejuízos.

Vale lembrar que uma carteira repleta de clientes não é sinal de bons resultados. Neste artigo, separamos quatro sinais que podem indicar que a sua empresa precisa melhorar a gestão de carteira.

1- Aumento dos distratos e despesas comerciais

Você conseguiu fechar inúmeros contratos de venda de unidades do empreendimento e a empresa vai conseguir ter um ótimo retorno do investimento. Acontece que, algum tempo depois, vários clientes começam a entrar com processos de distrato. Aí vem a dor de cabeça e um enorme desgaste: será preciso negociar os termos de rescisão do contrato e arcar com custos causados pelo desequilíbrio no fluxo de caixa.

Quanto mais perto da entrega das chaves, maior será o prejuízo para a empresa, pois grande parte do valor já pago pelo cliente terá de ser devolvido. Além disso, o processo exige novos esforços comerciais para a venda da unidade, o que aumenta os custos.

O problema dos distratos pode ser causado pela falta de acompanhamento das necessidades do cliente.

É preciso estar atento às insatisfações do comprador, além de lançar mão de ferramentas de transparência e de comunicação. Além disso, é necessária uma conferência rigorosa das condições que aquele cliente terá para arcar com os compromissos antes de fechar o contrato.

Vale lembrar que, se a culpa do distrato for da construtora, ela é obrigada a devolver 100% do que já recebeu.

2 – Inadimplência sem controle

A inadimplência é um dos maiores problemas enfrentados na construção civil e os valores envolvidos são grandes. A ausência do dinheiro no caixa pode até mesmo paralisar obras em andamento.

A gestão inadequada da carteira de clientes gera aumento do número de inadimplentes quando sua empresa não possui um histórico completo e atualizado de cada comprador. Outro problema é não identificar, rapidamente, as pendências de pagamento.

Essa situação também pode ser causada por insatisfação pelos serviços prestados pela empresa. Nesse caso, a única saída é prestar um atendimento personalizado a cada cliente.

3 – Imóveis em estoque

O imóvel em estoque é aquele colocado à venda na planta, ou mesmo já construído, que ainda não atraiu o interesse de compradores em determinado período. Um dos principais causadores desse problema é a quantidade de distratos que seu departamento comercial carrega.

Mais uma vez, a gestão adequada da carteira pode evitar que a equipe de vendas perca um tempo precioso com negócios desfeitos e concentre esforços em conseguir novos clientes.

4 – Dificuldade no repasse de clientes

As incorporadoras, em especial, sofrem com um problema muito comum em época de crise: o encaminhamento de clientes para o financiamento imobiliário em instituições financeiras.

Em alguns casos, as dificuldades costumam ser operacionais, causadas pelo banco, que não consegue processar adequadamente o número de clientes repassados e acaba não efetivando os financiamentos. Na crise, o banco passa a ser mais rigoroso para fornecer os valores.

Outras vezes, a incorporadora não controla a carteira de clientes adequadamente, o que prejudica a assistência ao potencial comprador na hora de conseguir o dinheiro. Isso significa perda de vendas.

Como melhorar a gestão da carteira de clientes?

A carteira de clientes é responsabilidade de quem? Do vendedor ou do gestor da empresa? A maior parte da responsabilidade é do gestor, que deve acompanhar de perto a movimentação dos atendimentos e empregar um sistema automatizado de gestão.

Com um software (ERP) especializado no setor da construção civil, como o da Globaltec, e soluções de Tecnologia da Informação (TI), como as fornecidas pela parceira Capys, o gestor da construtora, incorporadora ou imobiliária poderá promover ações que vão diminuir os problemas relacionados à carteira de clientes.

Com um sistema adequado ao tipo de negócio, será possível compilar e acessar rapidamente o histórico de cada cliente ou de grupos de compradores. Se algum problema for identificado, a negociação será feita de acordo com cada histórico, de maneira personalizada.

Poderão ser administrados itens como:

  • Vencimentos de contratos
  • Garantias e seguros
  • Cobranças
  • Renovação de prazos, entre outros

Só um software integrado pode ajudar construtoras e incorporadoras a gerenciar melhor as atividades do negócio e a fazer uma boa gestão da carteira de clientes, que merece atenção especial. Esses programas permitem personalizar as unidades, ajudando também na administração dos contratos, emissão de boletos e renegociações.

Quer saber mais como melhorar a gestão da carteira de clientes na sua empresa? Conheça todas as soluções oferecidas pela Globaltec. Acesse o nosso site e tire todas as dúvidas!



Noticias relacionadas

Globaltec e Capys parceria que otimiza suas atividades de cobrança

Capys e Globaltec parceria que otimiza suas atividades de cobrança

Pensando na comodidade que sua empresa pode oferecer aos clientes, Globaltec e Capys fecharam parceria para mais uma solução.

Saiba mais!

Como a sua construtora está lidando com a produtividade?

Como lidar, como medir a produtividade no ambiente de trabalho moderno de uma construtora? Vamos ver algumas formas possíveis.

Saiba mais!

10 razões para gerenciar construções pesadas através de um software

Muitas companhias que lidam com obras de grande porte estão adotando várias soluções tecnológicas, incluindo o software ERP para...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos